quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A menina que não sabia ler - John Harding


                                                              
Título: A menina que não sabia ler
Título Original: Florence and Giles
Autor: John Harding
Editora: LeYa
Páginas: 282

        Skoob            Facebook         Leia um Trecho

 Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação? 


Uma menina Órfã de 12 anos chamada Florence vai morar em uma velha mansão com seu irmão e também órfão Giles, a mansão é mantida pelo tio e tutor das crianças que não se importa muito com os sobrinhos, apenas paga as despesas da casa e vive em Nova York. O tio proibiu estritamente qualquer contato de Florence com a educação, o ano é de 1891.
Florence vive seus dias perambulando pelos corredores da enorme mansão e brincando com seu irmão. Certo dia ela descobre a biblioteca, se encanta com ela e começa a aprender a ler sozinha.
A narrativa é em primeira pessoa, do ponto de vista de Florence. Inicialmente você se identifica muito com a personagem pelo modo como descreve seu amor e dedicação aos livros e também se encanta com as suas aventuras até a biblioteca, eu poderia parar por aqui e dizer que o livro é maravilhoso porém depois de algumas páginas a história se modifica e passa a ser uma trama de terror. 
Eu realmente imaginei, pela capa do livro, que seria um história da pequena menina lutando contra seu tio pelo amor a leitura mas o tio nem chega a aparecer, tudo toma um rumo totalmente diferente e muitas das perguntas ficam sem respostas. Eu realmente imaginei que no final as perguntas seriam respondidas porém não são, eu me senti bastante chateada com isso. 
Ao que a história indica é que tudo não passa da imaginação de uma menina de doze anos que não sabe fazer separação entre a sua imaginação e a realidade.
Essa é mais uma história onde somos enganados pela sinopse, eu realmente não entendo como alguns autores tem a coragem de fazer uma sinopse enganosa, isso é uma falta de respeito grande para com o leitor. Fico indignada com essas coisas. 
Bom, nunca escolham um livro pela capa ou pelo titulo vocês podem se arrepender e peço que pensem bem antes de comprar esse livro. 



Nota:



Espero que tenham gostado da resenha, ficou meio pequena mas estou apenas começando. Não deixem de comentar o que acharam por favor. 
Beijos.

                                     Ketlen Patricio

3 comentários:

  1. Segunda resenha negativa que vejo desse livro o colocando cada vez mais fora de minha lista de desejos literários. Aliás só por começar com "A menina que..." já ta fora, virou grife e golpe publicitário.

    Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler esse livro a um tempo mas desanimei por causa do desenrolar, vinha de uma grande ressaca literária e procurava por algo leve, mas esse livro não me animou... essa é a primeira resenha negativa que leio, e agora sei que posso enrolar mais um pouco para voltar com essa leitura. Gostei da sua sinceridade na resenha, também odeio quando uma sinopse nos engana ou conta tudo que vai acontecer no livro, por isso ultimamente tenho evitado ler a sinopse antes de começar a leitura...

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não enrolei com essa leitura porque queria saber realmente se seria tão ruim o final como eu imaginava e foi mesmo. Fico feliz por ter gostado e comentado.
      Beijos

      Excluir